segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cromoplastos


São um tipo de plasto que apresentam pigmento. Entre esses pigmentos podemos encontrar os carotenóides, um grupo de lipídios que nas plantas e em certas algas atuam como pigmentos acessórios da fotossíntese, que apresentam dois grupos: os carotenos e as xantofilas.
Os cromoplastos não realizam fotossíntese e são responsáveis pelas cores de certos frutos, de flores, das folhas que se tornam amarelas ou avermelhadas no outono e de algumas raízes, como cenoura. Por influírem na coloração de plantas, exercem atuação sobre animais, colaborando com a polinização e a dispersão de espécies de plantas.
Exemplos de cromoplastos:

Eritoplastos: rico em licopeno, pigmento vermelho, esses cromoplastos se desenvolvem em frutos maduros e tomate.
Xantoplastos: com xantofila, pigmento amarelo. Encontrado em órgãos que não entram em contato direto com a luz solar, desempenhando função de reserva.

6 comentários:

  1. Uma correção, o cloroplasto também é cromoplasto e faz fotossíntese, então dentre os plastos, somente os cromoplastos fazem fotossíntese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não está errado, os cromoplastos não fazem fotossíntese. Eles armazenam e sintetizam pigmentos de organismos fotossintetizantes.

      Excluir
  2. Uma pergunta .. Qual a função do caratenoide no cloroplasto se esse plasto utiliza apenas a clorofila ? Se o cromoplasto já e o responsável por dar pigmentação por meio do caratenoide por que o cloroplasto também apresenta apresenta as pigmentações presentes no caratenoide ?

    ResponderExcluir